Afinal, por que ler é algo tão importante?

     
 

Embora, para aqueles que amam ler, pareça inacreditável que ainda existam pessoas com esse tipo de questionamento, acredite, como profissional da área das letras, sempre acabo me deparando com a pergunta: afinal, por que ler é algo tão importante? Como se isso não bastasse, ainda preciso enfrentar uma série de argumentos cujo objetivo principal é provar a razão pela qual ler é algo absolutamente desnecessário.


Claro, há inúmeros motivos que se pode apresentar como contra-argumento, como prova de que ler é, na verdade, sen-sa-cio-nal. Vamos a eles! As pessoas que leem possuem mais e melhor conhecimento de mundo, portanto, serão interlocutores mais agradáveis em uma conversa. Além disso, o exercício da leitura confere ao indivíduo leitor uma habilidade para se articular melhor, dando a ele um domínio e uma clareza na comunicação que os faz se destacar entre os demais. Dificilmente alguém que lê com frequência, se deixará manipular, pois tem o senso crítico e a clareza do raciocínio bem aguçados, tudo isso associado a um vasto e rico vocabulário. Como se não fosse suficiente desenvolver tanto assim a capacidade oratória, o sujeito que lê frequentemente amplia sensivelmente as suas habilidades como escritor.

Outro fator importante, segundo os defensores da leitura como atividade frequente, é o fato de que, por constituir-se em um ótimo exercício cerebral, pode proteger o indivíduo leitor de doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer, além de proporcionar a grande satisfação de uma memória privilegiada até uma idade mais avançada. Sem falar no alívio ao estresse, que é um dos grandes males do mundo atual. A criatividade de quem lê, inclusive para solucionar problemas, é fantástica. Com a leitura podemos viajar sem sair do lugar, conhecer outras culturas sem gastar nenhum tostão sequer. Solidão para um leitor é algo inexistente, pois sempre estará acompanhado de personagens das mais variadas histórias (se estiver lendo um texto ficcional, obviamente), de ideias de todo tipo, sentindo-se íntimo das mentes mais brilhantes. Ainda sobre os textos de ficção, a leitura ajuda a desenvolver a empatia no leitor (o que precisamos muito no mundo atual), pois ao nos envolvermos com os personagens da ficção, aprendemos mais sobre como nos colocarmos no lugar do outro.

De fato, são inúmeras as vantagens para quem lê. Então, por que essa sensação de que o mais importante não foi dito? Ah! Claro! Leitura é paixão!!! Para os apaixonados, não importam os argumentos de ordem racional. Quando penso em formação de leitor, lembro-me de uma menina, a menina que fui um dia, esperando ansiosamente pela volta de seu pai do trabalho. Esperando, com o coraçãozinho na mão e os olhos brilhando, para ouvir uma vez mais a sua história favorita, em um colo de pai, grande e acolhedor. Sim, por mais que a leitura nos ofereça vantagens, nos tornamos leitores por paixão, e isso não tem preço, e não tem o que explique. Mas... afinal, por que ler é algo tão importante? Só e tão somente porque nos proporciona um dos maiores prazeres que podemos sentir: o prazer de criarmos mundos e mais mundos que são todos nossos. É algo que ninguém nos tira.

23 comentários:

  1. Ótimo texto. Também sou da área de Letras e fazemos muito essa discussão: a importância da leitura.
    Uma conversa que não esqueço foi a que tive com meu professor de Teoria Literária: eu havia lido previamente dois textos, um da Regina Zilbermann em que ela falava que a Literatura tem uma utilidade formadora, no quesito de formação do homem enquanto sujeito ator na sociedade (se não me engano Antonio Candido também defende este argumento). Concomitantemente, fiz a leitura de um outro autor que não me recordo o nome, o qual apontava que a literatura não possui utilidade nenhuma, ou seja, é inútil, e que a necessidade de atribuir à ela uma função é algo com o qual não devemos nos preocupar.
    Diante desses dois argumentos, confesso que fiquei balançada, mas acredito que se eu chegar em sala falando para os alunos que ler é inútil não vai dar muito certo, hahaha. E você o que acha?

    Beijinhos, Hel.
    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma discussão profundamente filosófica. No meu ponto de vista, a literatura, como todos os demais gêneros artísticos, é o que há de mais útil em sua "inutilidade". A arte nos salva quando não encontramos sentido para a vida. Obrigada pelo comentário, Helena!

      Excluir
  2. Ler é tudo! Dá imaginação, gera criatividade, instiga o cérebro! Adorei o texto, parabéns.
    Beijão, Mari Scotti
    Blog Coração de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mari! Concordo com você, nada melhor do que a leitura para estimular a imaginação e o cérebro. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oie!
    Lindo texto! Para mim, leitura é o meu momento de me desligar do mundo, dos problemas. das contas, do serviço e apenas deixar a mente relaxar. É o meu momento de tranquilidade, onde esqueço de tudo e apenas penso na história \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carla, são os melhores momentos do dia, né? Desligamos de TUDO, mesmo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Oiê!
    Eu sou leitora a pouco tempo! Geralmente quem ama ler, lê dês de seus primeiros be-a-bá. mas só esta com dois anos que li meu primeiro livro! e amo eles, sempre estou a procura de novas leituras. A leitura me ajudou bastante a escrever! que antes era uma porcaria (agora é uma porcaria organizada) Espero que o nível de leituras dos brasileiros aumentem
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você continuar lendo, verá como a sua "porcaria organizada" se transformará em belíssimos textos. ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Oiii!

    Sempre gostei de ler, mas hoje que eu faço com mais frequencia, foi quando eu percebi o quanto isso me ajudou nos estudos (faço jornalismo) e até hoje eu vejo pessoas falando (inclusive aqui em casa) sobre isso.
    Seu texto está lindo e eu vou bem mostrar pra todo mundo aqui HSUAHUSHA!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ana Paula. É muito importante, para uma jornalista, ter uma boa escrita. Além disso, ter uma vasta cultura também ajuda nessa profissão, e nisso a leitura ajuda muito. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Olá!

    Moça, toma meu abraço! Concordo em gênero, número e grau. Leio desde sempre. Assim como você esperava seu pai chegar do trabalho para te contar uma história, eu esperava o sábado chegar para o meu pai me levar à biblioteca. Começamos esse hábito quando eu tinha três anos. Hoje tenho 21 e ainda a frequento, mesmo trabalhando e tendo condições de comprar meus próprios. Só de pensar que tive acesso a Dostoievski, Isabel Allende, Nicholas Sparks, entre tantos outros nomes através da biblioteca, faz com que me sinta uma privilegiada. Graças aos autores, já percorri vários países sem sair de casa! E antes que me esqueça, parabéns pelo seu texto!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kamila! Sinta-se abraçada também. Acho que o amor pelos livros é a melhor herança que um pai pode deixar a um filho. Valeu pelo comentário!

      Excluir
  7. Oiie,

    Eu achava, acho e sempre vou achar que a leitura pode mudar o mundo sim, porque através delas podemos conhecer o mundo, aprender novas culturas, aprender a respeitar mutuamente, aprender a ler, escrever, a falar e isso é que me deixa fascinada, com um simples ato de ler algo pode mudar a vida de uma pessoa. Quem lê escreve bem. Todas as escolas brasileiras deveria dá a devida importância ao ato da leitura, mesmo que seja uma vez na semana, para construirmos um mundo melhor com melhores pessoas. Concordo integralmente com você.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Estefânia, acho que as escolas deveriam investir mais em projetos de incentivo à leitura. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Ótimo texto. Maravilhoso.
    Claro que eu sabia de muitas das vantagens de ser leitor. Mas nr imaginava sobre as doenças degenerativas cerebrais. Muito legal saber isso.
    E concordo.... ler é paixão!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os benefícios da leitura são tantos que não cabem em um só post, Denise. ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Ótimo texto. Maravilhoso.
    Claro que eu sabia de muitas das vantagens de ser leitor. Mas nr imaginava sobre as doenças degenerativas cerebrais. Muito legal saber isso.
    E concordo.... ler é paixão!

    Bjs

    ResponderExcluir