Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector - Editora Rocco

Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector - Editora Rocco
Felicidade Clandestina
Autora: Clarice Lispector
Ano: 1998
Número de páginas: 159
Skoob

Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, da Editora Rocco, é, seguramente, um dos melhores livros de conto da literatura brasileira. A obra apresenta uma escrita envolvente, profunda e intensa, chegando, por vezes, a emocionar. As entrelinhas nos textos de Clarice são sempre muito ricas, e neste livro não é diferente, o que torna a nossa leitura muito mais farta de significados. O leitor se vê envolvido em verdades que subjazem, que vão além daquilo que é expresso, como no caso do conto “Tentação”, em que uma menina ruiva, vivendo deslocada entre morenos, vê passar e ir embora a sua alma gêmea, no corpo de um cão basset, “um basst lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um basset ruivo”. Ou, ainda, no conto “Perdoando Deus”, no qual a narradora tem um insight sobre verdades existenciais ao tropeçar em um rato morto durante um passeio na praia.

O mais comovente, no entanto, para nós que somos apaixonados por livros, é o conto que dá nome à obra. O texto conta a história de uma pequena leitora cujo sonho é ler o livro Reinações de Narizinho, pertencente à sua colega de aula, filha do dono da livraria, uma menina gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados, com busto enorme e que sentia inveja das outras meninas porque eram mais bonitinhas do que ela. Aproveitava-se do fato de ter acesso a diversos livros interessantes para torturar com extrema maldade a personagem protagonista, que gostava de ler e implorava seus livros emprestados. Ela não os lia e também não os emprestava. Prometia, todos os dias, que no dia seguinte emprestaria o tão sonhado livro de Monteiro Lobato, para novamente negar.

Muito difícil de não se identificar com a pequena leitora. Como não podia deixar de ser, o final do conto é primoroso, transborda de poesia. Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector é um daqueles livros que não são lidos impunemente, que deixam marcas. Daqueles livros que, por falarem de verdades universais, jamais serão esquecidos. Ao contrário, serão sempre lembrados com carinho. Acredito que nem preciso dizer que recomendo a leitura!



Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector - Editora Rocco

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

49 comentários:

  1. Já ouvi falar muito da Clarice Lispector, mas incrível que pareço nunca li um livro dela =/ Mas adorei sua dica e já vou ir atrás pra ler esse <3

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rafaella, é uma excelente leitura. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Li apenas um livro da Lispector, e adorei. Fiquei muito interessada nesta coletânea, principalmente no conto que vc ressaltou e sobre a menção sobre Reinações de Narizinho, que fez parte da minha infância. Quero muito ler!!
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conto belíssimo! Se você já leu um livro dela e gostou, certamente gostará desse também. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi, Tatiana!
    Esse livro da Clarice eu ainda não li, só fiz a leitura de A hora da estrela. A narrativa dela, muitas vezes incompreendida por muitos, é muito rica e ela tem uma maneira singular de escrever. E tenho certeza que esse livro deixa marcas mesmo, adorei saber mais sobre ele. Linda resenha, com certeza vou querer ler mais essa obra da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hora da estrela também é um livro maravilhoso, Leticia. Acho comovente a história de Macabéa. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. ~Clarice Lispector é vida né. haha
    Não li esse livro dela, mas pela sua resenha me deixou curiosa pra saber mais! Adoro contos.

    Ótima dica! beijos♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os contos são textos muito apropriados para os dias atuais, que são tão corridos, pois são curtos e nem por isso perdem, obrigatoriamente, em qualidade. Também gosto muito. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Que lindo a resenha!!!
    Clarissa é muito diva mesmo, não tem como não ler um livro dela e não se emocionar.
    O que eu mais gostei é a Hora da Estrela!

    <3

    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus preferidos também, Lud. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Olá Tatiana!

    Eu sinto até vergonha de dizer que nunca li Clarice! Tenho muita vontade de conhecer, e nessa das leituras se acumulando, sempre vai ficar mais para trás.
    Gostei da sua resenha, é sempre difícil resenhar um livro de contos, e esse será meu escolhido para ser o primeiro! Vou add no skoob até para não esquecer!

    Bjus!
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Andréa! Certamente vou querer ler a tua resenha depois de pronta. ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Olá, Tatiana.
    Eu nunca li nada da autora, acredita? E também não tenho vontade de ler. Mas como tenho vergonha de ver tanta gente elogiando a escrita dela, quem sabe eu leia e como o mês que vem tenho que ler um livro de contos para um desafio que estou participando, quem sabe eu leia esse hehe. Porque gostei muito da capa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é maravilhoso, Sil, você não vai se arrepender. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Tati que resenha mais linda menina
    Olha eu nunca li nenhum livro da autora, mas confesso que me chamou atenção por conta da amiga não querer emprestar o livro O.o Eu acho que eu também não faria isso, mas nem tanto também para judiar da menina rs
    Mas eu fiquei interessada, eu acho que vou procurar aqui em ebook e puxar, porque fiquei curiosa para saber da estória. Adorei seu ponto de vista sobre o livro e olha que não li nada assim de autores nacionais mais maduros como os da Clarice. Quero muito conhecer. Espero gostar de sua escrita =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-quot-14-bruxa-da-noite-nora.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga vou deixar meu outro link aqui pra vc - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resumo-do-mes-outubro.html

      Excluir
    2. Obrigada, Silvana! O livro é muito bonito, é uma literatura intimista. Clarice era uma escritora muito intensa. Agradeço o comentário!

      Excluir
  9. Oi, Tati!

    Sua escrita é maravilhosa e atraente. Nunca li nada de Clarice, nem mesmo A hora da estrela. Esse livro de contos me parece uma ótima forma de entrar no universo dessa autora. Obrigado pela dica!

    Abraços!
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joe! Acredito que seja, sim, uma excelente maneira de começar a ler Clarice. O livro é muito gostoso de ler, acho que você vai gostar. Grata pelo comentário!

      Excluir
  10. Adorei a resenha, da pra perceber que vc gostou bastante do livro... Vou procurar para ler

    ResponderExcluir
  11. Nossa, sempre ouvi falar do livro só pelo título mesmo, nem sabia que era um livro de contos. Não costumo gostar de contos, mas achei tão fofos esse do basset ruivo que era a alma gêmea da menina e esse da leitora que implora pelos livros emprestados (que espero que tenha um final feliz) que fiquei com vontade de ler. Nunca li nada da Clarice e aproveito para corrigir isso.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do final, Ju, mas claro que não vou te contar, né? Senão perde a graça! Obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Olá, da Clarice só li A Hora da Estrela e lembro que achei muito melancólico na época, deve ser porque não estava muito bem. Gosto de contos acho que seria uma boa dar uma procurada por esse livo.
    Eu tinha um amigo que era meio assim também, mas nessa época já estava vacinada de bulling.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é excelente, e se você gosta de contos, melhor ainda, né? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Olá... tudo bem??
    Eu sempre leio frases prontas da Clarice, mas nunca li um livro dela... mas pretendo, só espero que não demore... de qualquer forma achei esse bem interessante e gostei mais do terceiro conto que citou da menina que tinha vontade de ler o livro de Monteiro Lobato, mas a outra por ter inveja não emprestava, atiçando assim a curiosidade da outra... curti... não sei se leria os outros contos, mas gostei desse com certeza... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguidamente vejo postagens com frases atribuídas a Clarice Lispector, mas a maioria, infelizmente, não é dela. O mesmo ocorre com Mario Quintana. O conto que dá nome ao livro é muito lindo mesmo, Diana, sobretudo para nós que gostamos de ler. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Oiee.
    Quando mais nova inicei uma leitura de uam obra da autora, se não me engano se chama Olhos de Gata, algo assim, mas não me lembro de ter concluido, mas sempre fico curiosa para ler. E fiquei bem curiosa e conhecer este aqui

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarice é uma escritora que requer um leitor maduro, não necessariamente na idade, mas que tenha lido muito, que possua experiência como leitor para poder ler nas entrelinhas. Talvez você goste mais agora. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Oii, sempre quis ler Clarice Lispector, mas nunca soube por onde começar ou o que ler, e acabei não lendo. Gosto muito desse estilo de livro em contos, e amei quando você mencionou que no livro a menina quer ler Reinações de Narizinho. Eu amo esse livro, marcou minha infância <3 tenho certeza que vou me conectar fácil fácil com essa personagem kkkk. Obrigada pela dica
    Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo Reinações de Narizinho. Como não amar, né? Acho que Felicidade Clandestina é um bom livro para começar a ler Clarice. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Oi Tati sua linda, tudo bem
    Olha, eu iria dizer para você que não tenho o hábito de ler livros de contos, não faz meu estilo. Mas se tratando de Clarice Lispector, eu abro uma exceção sem piscar os olhos. Fui apresentada a um texto dela, só um texto para você ter uma ideia, do tamanho de uma redação, e ela me tocou tanto com sua verdade, parecia que estava lendo nossa alma. Essa mulher é incrível!!!!!! Não conhecia esse livro, mas com toda certeza vou procurá-lo para ler. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Clarice consegue tocar a nossa alma. Obrigada pelo comentário, Cila!

      Excluir
  17. Li pouca coisa da Clarice, mas realmente queria mudar isso. Não sabia sobre esse conto, aí está minha oportunidade de conhecer mais da autora, ein?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite essa importunidade que você não se arrependerá. O livro é ótimo! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  18. Olá!
    Ainda não li nada dela, acredita? Mas morro de vontade!
    Quero começar por esse conto, vou colocar na minha lista. Amo a maneira como ela escreve e desenvolve seus pensamentos..
    Beijos
    vivendonoinfinito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Beatriz, ela escreve muito bem mesmo! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  19. Olá´´a´
    Poxa, sua resenha está ótima, já li um da autora e curti mas faz anos, espero ler esse e muitos outros haha ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catharina! Fico feliz que você pretenda ler muitos livros dela. Grata pelo comentário!

      Excluir
  20. Minha flor, essa não é apenas uma resenha! É uma declaração de amor a uma obra que a emocionou… Adorei isso. O modo como você apresentou Felicidade Clandestina fez desse livro um dos que anseio ler. :) Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você conseguiu definir mesmo, é como me sinto, apaixonada pela obra de Clarice. Obrigada pelo lindo comentário!

      Excluir
  21. Oi, morri de vergonha agora, porque apesar de amar bons contos eu não conhecia esse livro, e a autora é tão consagrada :( . Mas depois da sua recomendação já anotei aqui e quero ler, você recomendou muito vou confiar em você.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde para conhecer, né? Espero que você goste tanto quanto eu gostei. Obrigada pela confiança e pelo comentário!

      Excluir
  22. Que postagem mais linda. Dá a maior vontade de largar tudo e ir correndo ler o livro!
    Adoro o trabalho da Clarice e faz muito tempo que não leio nada dela. Esse livro ainda não li, mas agora quero ler o quanto antes.
    Gosto de livros leves, mas adoro mesmo livros que marcam e, posso estar exagerando, mas penso que é um dom da Clarice... Deixar marcas nos leitores!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, ela deixa marcas. Acho que isso se deve ao temperamento intenso que ela tinha. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  23. Ooi,
    Eu AMO a Clarice tanto que eu nem sei explicar. Ainda não li Felicidades Clandestinas mas quero muito e tudo dela está na minha lista de muito desejado.

    https://corujasdebiblioteca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo os livros dela. Acho que você vai gostar desse! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  24. Oi, Tatiana!
    Ainda não li nenhuma obra de Clarice Lispector, mas essa é uma autora que é sempre leitura obrigatória. Quero começar a conhecer o trabalho dela aos poucos e já anotei sua dica para conferir em breve! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir