Florbela Espanca: alguns poemas

Florbela Espanca: alguns poemas


Florbela Espanca, poetisa portuguesa, nascida em 8 de dezembro de 1894, apesar de ter vivido pouco, pois morreu aos 36 anos, deixou uma obra poética vasta e de altíssima qualidade. A poetisa teve uma vida tumultuada, cheia de altos e baixos, perdas e sofrimentos. Florbela era uma mulher profunda, intensa, visceral, e isso se refletia em seus poemas. Por ser uma de minhas poetisas preferidas, pensei em escolher alguns de seus poemas para compartilhar com os leitores do blog. Então surgiu o impasse: que poemas escolher, já que são tantos e tão bonitos? Bem, não tem jeito, terei de escolher!!! Logo abaixo, deixo uma lista de seus livros. Como sua obra já é de domínio público, deixo links para para quem quiser baixá-los. Na sequência, um trailer do filme português "Florbela", que conta a história da poetisa. 


Amor que morre

O nosso amor morreu... Quem o diria?
Quem o pensara mesmo ao ver-me tonta,
Ceguinha de te ver, sem ver a conta
Do tempo que passava, que fugia!

Bem estava a sentir que ele morria...
E outro clarão, ao longe, já desponta!
Um engano que morre... e logo aponta
A luz doutra miragem fugidia...

Eu bem sei, meu Amor, que pra viver
São precisos amores, pra morrer,
E são precisos sonhos pra partir.

E bem sei, meu Amor, que era preciso
Fazer do amor que parte o claro riso
De que outro amor impossível que há-de vir!





Fanatismo
Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver !
Não és sequer a razão do meu viver, 
Pois que tu és já toda a minha vida !

Não vejo nada assim enlouquecida ...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida !

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa ..."
Quando me dizem isto, toda a graça 
Duma boca divina fala em mim !

E, olhos postos em ti, digo de rastros :
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros, 
Que tu és como Deus : Princípio e Fim ! ..."




Os versos que te fiz
Deixa dizer-te os lindos versos raros 
Que a minha boca tem pra te dizer !
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder ...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer !

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda ...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz !

Amo-te tanto ! E nunca te beijei ...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!




Eu …
Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho,e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!



Amar!
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar!Amar!E não amar ninguém!

Recordar?Esquecer?Indiferente!...
Prender ou desprender?É mal?É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó,cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...





Algumas de suas obras:


A Mensageira das Violetas  BAIXAR

Poemas Selecionados  BAIXAR

Livro de Mágoas  BAIXAR

Charneca em Flor BAIXAR

Livro de Sóror Saudade BAIXAR

O Livro D’ele  BAIXAR


Trailer do filme:






Leia também:

Paulo Leminski: alguns de seus melhores poemas

Florbela Espanca: alguns poemas

7 comentários:

  1. Oi Tatiana, adorei a postagem e já salvei os links com os livros. Não sabia que por ser de domínio público não era considerado pirataria disponibilizar e fiquei feliz em poder baixar.
    Beijão! Mari Scotti
    Coração de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a obra de Florbela Espanca já é de domínio público, então podemos baixar à vontade. \o/
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi flor, não conhecia a autora e que vergonha,kkk. Gostei muito dos poemas, e me identifiquei com o EU, por estar bem pensante nesse final de ano. Vou nos links conhecer as obras da autora.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá sim, Simeia, acho que você vai gostar! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi flor....

    Não conhecia a poeta. Triste mirrere tão cedo. Imagine quanta coisa linda nos traria se tivesse tido mais tempo.

    Amei os poemas e já salvei os links.

    Bela dica

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sua morte foi muito triste mesmo! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Oi flor....

    Não conhecia a poeta. Triste mirrere tão cedo. Imagine quanta coisa linda nos traria se tivesse tido mais tempo.

    Amei os poemas e já salvei os links.

    Bela dica

    Bjs

    ResponderExcluir