Número Zero, mais uma pérola de Umberto Eco - Editora Record

Número Zero, mais uma pérola de Umberto EcoNúmero Zero, o mais recente romance de Umberto Eco, lançado no Brasil pela Editora Record, apresenta-nos os bastidores da redação de um jornal. Falando assim, pensamos logo em um veículo de informação. Porém, informar não é propriamente a proposta desse jornal. Trata-se daquilo que costumamos chamar de imprensa marrom. O jornal tem como principal objetivo promover a difamação. Sua equipe de redatores é composta por tipos curiosos, com características bem peculiares, e a principal delas, comum a todos os componentes do grupo, é o fato de serem todos frustrados, não só na profissão, mas na vida. Isso talvez explique a razão pela qual se submetem a um trabalho tão degradante.

Número Zero, mais uma pérola de Umberto EcoO livro é narrado em primeira pessoa e inicia pelo final, com o nosso protagonista apresentando-se como um fracassado que, perseguido por alguém, sente medo de morrer. A partir do segundo capítulo ele começa a contar a razão desse medo, que trata de uma trama que data do fim da Segunda Guerra Mundial envolvendo um suposto falso Mussolini. No desenrolar da trama, não temos a noção exata do que é verdadeiro  e do que é paranoia de Braggadocio, personagem que investiga a suposta conspiração. O fato é que, em um dado momento, surge um cadáver e um documentário ratificando a tal teoria da conspiração. O que nos leva à fuga de um casal apaixonado. 

Por vezes, o livro torna-se um pouco maçante, principalmente nas passagens em que Braggadocio narra as suas descobertas e as suas suposições a cerca da tal teoria. No entanto, um leitor atento perceberá, facilmente, que há um propósito para isso, o que só faz enriquecer a obra. Obviamente, não direi qual o propósito. Deixarei o prazer da descoberta para o leitor. Direi apenas que vale muito o tempo gasto na leitura de cada página de 
Número Zero, mais uma pérola de Umberto Eco.

Em entrevista, Umberto Eco fala sobre Número Zero:




Número Zero, mais uma pérola de Umberto Eco - Editora Record


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino