Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Companhia das Letras


Só por hoje e para sempre
Autor: Renato Russo
Editora Companhia das Letras
Ano: 2015
Número de páginas: 168
Skoob

Que grata tarefa, ler e resenhar o livro Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo, que a Editora Companhia das Letras teve feliz ideia de publicar. Quem me conhece, sabe que gosto muito de Renato Russo. Talvez por isso tenha hesitado um pouco em escrever sobre esta leitura, que fiz com muito prazer. Afinal, o objetivo aqui é compartilhar leituras, e não tietar. Pois é, mas aqui estou eu, escrevendo sobre a obra Só por hoje e para sempre: diário do recomeço! E acreditem, o livro vale muito a pena, não é conversa de fã. O que foi mostrado vai muito além do mito, trazendo-nos um pouco mais do homem que foi Renato Russo. Apresenta-nos o humano por trás do mito, e aí reside todo o encanto da obra. 


Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Nova Fronteira
No livro, conhecemos um Renato que luta para sobreviver ao alcoolismo e à dependência química. Foi escrito no período em que o músico esteve internado em Vila Serena para tratar-se da dependência. Entramos em contato com o seu mundo interior, que era riquíssimo, diga-se de passagem; com seus altos e baixos emocionais, tristezas, angústias e, também, com suas alegrias. Em um primeiro momento, pode parecer triste e, de certa forma, é, mas é também muito enriquecedor, pois, ao percebermos o humano que há no outro, nos humanizamos também.  Ao lermos as páginas do diário de Renato, vamos descobrindo um pouco mais sobre a biografia do músico e, ao mesmo tempo, vamos acompanhando a avaliação, feita por ele, das situações vividas no passado. Uma espécie de inventário que Renato fez de sua própria vida. Considero leitura obrigatória para os fãs, e recomendável para todas as pessoas. 

O projeto gráfico de Só por hoje e para sempre é fantástico, a capa é um primor, linda mesmo! Gostei muito do recurso de colocar algumas páginas com fragmentos escritos com a caligrafia de Renato, pois isso deu alma ao livro. E o melhor de tudo é que a Editora Companhia da s Letras lançará, nos próximos anos, mais textos inéditos de Renato Russo. 

Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Nova Fronteira

Entrevista em que Renato Russo fala sobre a dependência química.





Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Nova Fronteira


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

49 comentários:

  1. Oie!
    Confesso que eu esperava mais, muito mais desse livro.
    Tudo bem que a repetição é um recurso usado por ele, para conseguir sair da situação que estava, mas poderia ter sido melhor selecionado e nós não precisávamos ler da primeira a última página a história de hoje estou revoltado, hoje estou bem, vou superar, não sei se consigo. Achei bem repetitivo mesmo, mas é bacana e quero ler mais livros lançados em relação a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha como são as coisas, Tamara! Comigo aconteceu o contrário. Eu comprei o livro há algum tempo e resisti para ler porque, pelo fato de ser um diário verdadeiro, achei que seria algo muito cansativo. Há vários livros escritos em forma de diário que são excelentes, mas são ficção, o que significa que houve uma elaboração artística das palavras, que houve um empenho do autor para envolver o leitor. Eu um diário verdadeiro isso não ocorre. É um texto meramente confessional. Por isso digo que o que mais gostei foi a humanidade do livro. Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Olá! PArabéns por sua resenha. O livro é bem interessante, mas te confesso que não é bem o tipo de leitura que curto. Gosto de algumas músicas do Renato Russo, e com certeza ele foi um grande artista. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Suzana, nem todos gostamos do mesmo tipo de leitura. Na minha opinião, isso é bom. Acho que essas diferentes visões sobre um determinado livro é que fazem essas trocas em nossos blogs valerem a pena. Afinal, aprendemos muito mais com o diferente do que com o igual a nós. Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  3. Sou de uma geração que ouviu muto legião urbana e que não parou de ouvir quando o Russo morreu. Quero muito ler este livro, andei folheando na livraria e a diagramação está show!!!
    http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi uma excelente leitura, valeu muito a pena e eu recomendo. Se quiser compartilhar as tuas impressões depois da leitura, ficarei muito feliz. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Não sei, passei pela faze Legião Urbana muito rapidamente, mas o que achei interessante no livro é conhecer a mente de alguém no estado em que ele estava.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Daniele. Creio que quanto mais conhecemos sobre o que acontece com o ser humano, mesmo que seja algo que não acontece conosco, mais ricos nos tornaremos como seres humanos também. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Não li ainda, mas se as músicas dele forem um indício do que vem a ser o livro, então, é sucesso garantido!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.con

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que será um sucesso sim, Thayenne, como foram as suas músicas. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Olá!

    Confesso que não sou fã dele, sei da sua importância na música brasileira, mas não é o tipo de música que ouço. Quanto ao livro, acho que os fãs vão amar conhecer um pouco mais do Renato como pessoa, porque como músico, nós já o conhecemos.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de todo o sucesso que ele faz, não são todas as pessoas que gostam. Eu acho isso algo muito positivo. Fico muito desconfiada sempre que todo mundo tem a mesma opinião sobre algo. Concordo com Nelson Rodrigues quando ele dizia que toda a unanimidade é burra. E sim, acho que os fãs vão amar o livro. Obrigada pelo comentário, Kamila!

      Excluir
  7. Oiiie!
    Ah, surtos de fãs são permitidos em alguns casos, haha!
    Adorei saber que a edição tem pedaços escritos por ele e que em breve haverá mais textos! E inéditos!!!
    Parabéns pelo post! Você conseguiu me deixar animada com a obra, mesmo que eu não seja fã como você, haha!
    Beijos,
    Alê
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ale, que simpática você, hein! Fico feliz que tenha gostado. Agradeço o comentário!

      Excluir
  8. Olá, Tatiana.
    Eu não gosto muito de ler biografias. mas esse é um livro que me interessa. Apesar de não ser tão fã, eu gosto da voz dele. Já li um livro assim do John Lennon e gostei bastante, por isso achoque iri gostar, mesmo não sendo meu estilo de livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já li uma biografia de John Lennon. Quem sabe até foi o mesmo livro, né? Obrigada pelo comentário, Sil!

      Excluir
  9. Oi,
    Não tenho muito interesse quando se trata de biografias mas tenho muita vontade de ler esse livro! Gosto bastante das músicas dele e mais ainda da pessoa que ele foi.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto, Vitória. Nem precisa falar, né? O livro mostra um lado dele que, apesar de sombrio, é extremamente humano e, por isso, comovente. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Olá, adorei a sua resenha, pena que eu não me interessei no livro, não sou acostumada a ler esse gênero então eu não leria ele no momento, quem sabe mais para frente.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Kétrin, é bem assim mesmo. Temos momentos. Às vezes, algo que não nos interessa agora, poderá despertar interesse no futuro. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  11. Renato Russo sempre será um ícone de muito valor, sua maneira de pensar e de expor são de uma riqueza ímpar, tenho muita vontade de ler esse livro e espero fazer isso em breve.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Renato Russo já entrou para a história da música brasileira. Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Acho lamentável um cara com a inteligência dele não estar mais aqui conosco!
    Sim, ele fez besteira quando se envolveu com drogas e bebidas..ele fez besteira quando não conseguiu parar...
    Mas é inegável que ele foi um ícone, ele moldou toda uma geração...
    Adorei sua resenha!!!
    Bjs
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Denise, é mesmo lamentável! Ele perdeu a vida e nós perdemos todas as canções que ele poderia ter feito se estivesse vivo. Infelizmente, toda a inteligência e sensibilidade que ele tinha não foram suficientes para conter o seu instinto autodestrutivo. Que pena! :'( Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Oi,

    Acho que sou a única pessoa que nunca se interessou por nada relacionado a ele, mas o meu primo comprou esse livro e adorou ele, vive recomendando para eu ler, só que...

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pois é, Gabriel! Eu acho que a intenção do teu primo é ótima, mas na minha opinião, leitura tem tudo a ver com paixão. No teu caso, talvez não seja mesmo uma leitura adequada, né? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Oiiiie
    Eu estou looouca para ler esse livro pois adoro o cantor e suas musicas, além do mais vi várias resenhas elogiando haha as frases são inspiradoras

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Catharina, também gosto muito das frases. Tanto que até sigo um perfil no Twitter. Acho que, se você gosta dele, as chances de gostar do livro são grandes. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Achei tão bacana este livro , é uma oportunidade unica de pessoas que assim como eu não foram da geração legião urbana , termos a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre um homem com uma mente tão incrível ,com um talento sem igual e que infelizmente fez escolhas incertas e seguiu por um caminho tão destrutivo que é as drogas.
    Renato Russo é ícone da musica Brasileira e marcou muitas gerações , que fez e faz sucesso até hoje , e que nos deixou como legado suas belas canções.
    Adorei o post
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Aline, concordo plenamente contigo em tudo! Que bom que você tem essa visão. Algumas pessoas deixam de se interessar por obras artísticas ou literárias simplesmente por pertencerem a gerações anteriores às suas. No entanto, eu penso que a verdadeira obra de arte é atemporal. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Olha eu não conhecia esse livro e até então li poucas biografias, mas eu gostei bastante de tudo que colocou em sua resenha, até porque é bem legal conhecer a vida de um cantor ou ator que gostamos. O único que li até agora pra te falar a verdade foi da Miley Cyrus. Gostei muito até porque me mostrou muitas coisas que eu não sabia dela. Mas tipo, eu ainda quero conhecer de outras pessoas. Acho bem legal, até porque você passa a entender o ser humano, não a pessoa famosa. Enfim...Uma resenha ESPETACULAR...Parabéns!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-jardim-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Silvana, acho que é bem por aí mesmo. Esse tipo de literatura não serve somente para entretenimento, vai além disso, pois nos torna mais sensíveis a tudo que diz respeito ao ser humano. Como já falei anteriormente, o encanto da obra está na sua humanidade. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  17. Adorei pretendo ler esse livro em breve, quando eu terminar de ler eu te procuro para discutirmos sobre ele!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Arthur! Será um prazer discutir o livro. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  18. Eu tenho muuuuuuuuuita vontade de ler esse livro. Muita, muita *0*
    Parabéns pela resenha!!
    Ameei seu blog!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Já tinha visto este livro em outros blogs e confesso que estou morrendo de vontade de ler.
    A Companhia da Letras está de parabéns.
    Como sou muito fã da banda, vou adquiri-lo em breve.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sávio, o melhor de tudo é que a editora publicará mais textos inédito de Renato Russo nos próximos anos. Para nós que somos fãs é uma excelente notícia! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  20. Oi Tatiana, tudo bem?
    Também adoro Renato Russo e tenho vontade de conhecer mais sobre a trajetória desse artista que ainda ganha muitos fãs após sua morte. Com certeza esse é um livro que vale a pena não apenas para fãs, mas para admiradores de um bom profissional da música.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Glaucia! Acho que mesmo aqueles que não são fãs devem reconhecer que Renato Russo fez história na música brasileira. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  21. Olá!
    Também li o livro e acho que vale muito a pena ler. Adorei conhecer esse lado do Renato. O lado que tinha medo e que sofria. Foi bacana ver seus medos e inspirações.
    Adorei sua resenha e estou muito ansiosa para os novos lançamentos da Companha das Letras.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bruna, esse lado que tinha medo e sofria é o que chamo de homem por trás do mito e, como já disse em outro momento, reside aí todo o encanto da obra. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  22. Apesar de ter bastante curiosidade para ler esse livro por ser fã do Renato, tenho medo de lê-lo pelo mesmo motivo. Admiro muito toda a caminhada e feitos dele, mas ler esse livro me faz sentir invadindo a privacidade dele... Tbm por ter sido publicado recentemente, e não lá atrás. Me faz pensar se ele realmente queria isso...
    Gostei muito do post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a tua preocupação! Mas pelo que foi relatado pelo próprio filho de Renato, parece-me que ele queria sim, que escreveu os diários com essa intenção. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  23. Eu adoro legião urbana ainda mais Renato Russo, já estou com esse livro e não vejo a hora de ler, a intensidade de Renato o faz único, seja em qual sentimento for, vou adorar saber mais nesse período quem se tratou, saber de seus pensamentos e desejos. A capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que sua intensidade o tornava único, mas também o fez sofrer bastante. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  24. Olá,
    Esse livro me deixou SUPER melancólica, eu adoro Legião e Renato, então fiquei animada com a perspectiva de ler algo tão pessoal dele. Mas eu confesso que fiquei na fossa, além de ter visto um outro lado dele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, conseguimos enxergar mais do ser humano que ele era. Acho que o livro tem uma aura melancólica mesmo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir