Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Companhia das Letras


Só por hoje e para sempre
Autor: Renato Russo
Editora Companhia das Letras
Ano: 2015
Número de páginas: 168
Skoob

Que grata tarefa, ler e resenhar o livro Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo, que a Editora Companhia das Letras teve feliz ideia de publicar. Quem me conhece, sabe que gosto muito de Renato Russo. Talvez por isso tenha hesitado um pouco em escrever sobre esta leitura, que fiz com muito prazer. Afinal, o objetivo aqui é compartilhar leituras, e não tietar. Pois é, mas aqui estou eu, escrevendo sobre a obra Só por hoje e para sempre: diário do recomeço! E acreditem, o livro vale muito a pena, não é conversa de fã. O que foi mostrado vai muito além do mito, trazendo-nos um pouco mais do homem que foi Renato Russo. Apresenta-nos o humano por trás do mito, e aí reside todo o encanto da obra. 


Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Nova Fronteira
No livro, conhecemos um Renato que luta para sobreviver ao alcoolismo e à dependência química. Foi escrito no período em que o músico esteve internado em Vila Serena para tratar-se da dependência. Entramos em contato com o seu mundo interior, que era riquíssimo, diga-se de passagem; com seus altos e baixos emocionais, tristezas, angústias e, também, com suas alegrias. Em um primeiro momento, pode parecer triste e, de certa forma, é, mas é também muito enriquecedor, pois, ao percebermos o humano que há no outro, nos humanizamos também.  Ao lermos as páginas do diário de Renato, vamos descobrindo um pouco mais sobre a biografia do músico e, ao mesmo tempo, vamos acompanhando a avaliação, feita por ele, das situações vividas no passado. Uma espécie de inventário que Renato fez de sua própria vida. Considero leitura obrigatória para os fãs, e recomendável para todas as pessoas. 

O projeto gráfico de Só por hoje e para sempre é fantástico, a capa é um primor, linda mesmo! Gostei muito do recurso de colocar algumas páginas com fragmentos escritos com a caligrafia de Renato, pois isso deu alma ao livro. E o melhor de tudo é que a Editora Companhia da s Letras lançará, nos próximos anos, mais textos inéditos de Renato Russo. 

Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Nova Fronteira

Entrevista em que Renato Russo fala sobre a dependência química.





Só por hoje e para sempre, diário de Renato Russo: o humano por trás do mito - Editora Nova Fronteira


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino