Primeiras leituras de 2016


Não sou o tipo de pessoa que costuma estabelecer metas de leitura, mas tenho a minha lista de livros (cada vez maior) e procuro segui-la. Para começar 2016 mais organizada, defini as minhas sete primeiras leituras, as quais pretendo que sejam feitas ainda em janeiro. Espero que o ano que inicia traga muitas conquistas e, claro, muitas leituras a todos nós. Feliz 2016! 


Origem - Um segredo que pode ser a nossa destruição, de J.T. Brannan
A pesquisadora científica Evelyn Edwards e sua equipe descobrem um corpo de 40 mil anos enterrado sob a calota polar da Antártida. Mas, quando começam a extrair o corpo do gelo, o sonho se transforma em um horrível pesadelo, quando todos são marcados para a morte por alguém que quer manter enterrado esse segredo. Evelyn mal consegue escapar com vida. Ela pede ajuda a seu ex-marido Matt Adams, antigo membro de uma unidade de elite do governo. Logo eles se veem envolvidos em uma corrida alucinante contra o tempo, que os leva ao Grande Colisor de Hádrons, em Genebra, enquanto tentam desvendar a maior conspiração de todos os tempos, antes que seja tarde demais para a espécie humana. Se a humanidade achava que conhecia suas origens, chegou a hora de repensar tudo, por que todas as crenças estão a ponto de ser questionadas.

Hibisco Roxo, de Chimamanda Adichie
Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.

Intérprete de males, de Jhumpa Lahiri
Vencedora do Prêmio Pulitzer de melhor ficção, a coleção de contos de estreia de Jhumpa Lahiri marcou, em 2000, sua entrada no mundo da literatura. Além disso, Intérprete de males também faz parte de uma primeira leva de certo tipo de literatura que tem ganhado cada vez mais espaço nas livrarias de todo mundo e cujos olhos estão voltados para a vivência entre duas culturas distintas, e para as relações determinadas por este processo: o exílio, a saudade, o desarraigamento, a inadequação, a esperança, a adaptação. A autora, uma das vozes mais importantes da literatura em língua inglesa, é convidada da Flip em 2014.
Nos nove contos que compõem o livro, o leitor verá sempre certo incômodo, certa maneira de estar num lugar de um modo desconfortável, uma espera sem nome e sobressaltos do entendimento desse processo. (...)

Sua voz dentro de mim, de Emma Forrest
Aos 22 anos, a jornalista, escritora e roteirista Emma Forrest havia trocado Londres por Nova York. Por trás do aparente sucesso, havia uma jovem autodestrutiva. Reunindo as memórias de Emma desde a infância, passando pelo complicado relacionamento com o ator Colin Farrell, que a levou finalmente a buscar ajuda, até as sessões com o discreto Dr. R - psiquiatra que a salvou e que morreu de câncer em meio ao tratamento de Emma -, Sua voz dentro de mim é um relato sincero e corajoso. O livro recebeu críticas positivas e a história chegará aos cinemas com Emma Watson e Stanley Tucci.


Os olhos do condenado, de Fernando Bins
Quando Felipe Teixeira – o jovem de olhar descontraído, apaixonado por poesia, blues e vinho tinto – é preso por um crime o qual não é culpado, ele é somente uma vítima? E quando ele rebate ao sistema opressor da penitenciária e se torna igualmente perverso em um plano de vingança, ele é simplesmente culpado? O que fazer, então, quanto tudo que lhe resta é uma cela, contendo apenas um beliche com colchões surrados, uma pequena fissura na parede coberta por grades e que insistem em chamar de janela, e a ruptura total com sua identidade e com os ideais os quais carregou por toda a vida até que os muros da penitenciária lhe limitassem o mundo? Em “Os olhos do condenado” o escritor Fernando Bins nos arrasta junto com nosso protagonista até as mais perversas e naturais faces de um homem a um novo modelo de sociedade e aos mais assombrosos fantasmas que a humanidade poderia apresentar.

A 5ª Onda , de Ricky Yancey
A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas.
Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos.
Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.

Cordilheira, de Daniel Galera
Recém-saída de um relacionamento amoroso e ainda sob o impacto do suicídio de uma amiga, uma escritora resolve aproveitar o lançamento da tradução argentina de seu romance para passar uma temporada em Buenos Aires. 
Primeiro título da coleção Amores Expressos, em que autores brasileiros escrevem histórias de amor ambientadas em diversas cidades do mundo, 'Cordilheira' gira em torno de um recomeço: ao se envolver com um misterioso fã argentino e conviver com seus amigos de hábitos bizarros, a protagonista começa a deixar o passado para trás e a se tornar algo que ainda não sabe bem o que é. Diferentemente dos romances anteriores de Daniel Galera, a perspectiva não é a do universo masculino, e sim a de uma narradora sem receio de encarar os próprios abismos emocionais.
'Tive vontade de desenvolver uma protagonista mulher', explica o autor, 'porque as mulheres modernas me parecem bem mais interessantes e complexas do que os homens. A decisão de narrar o livro em primeira pessoa só veio mais tarde, depois da viagem a Buenos Aires, quando comecei a escrevê-lo.'
Além de uma história de perdas, encontros e desencontros, 'Cordilheira' também é uma reflexão sobre vida e arte, seus limites nem sempre definidos e a maneira como essa sobreposição, em meio aos sonhos e impasses de quem cedo ou tarde precisará enfrentar a realidade, pode acabar mudando os destinos individuais.


18 comentários:

  1. Você gosta de livros bem diferentes ne? Não ouvi falar de nenhum deles até agora. Boa leitura! Vou esperar sua resenha pra ver se coloco na minha lista de 2016 também!
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São autores ótimos, Mari! Tenho certeza de que você gostará! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Tenho vontade de ler algo do Daniel Galera, e gostei bastante da proposta de Cordilheira. Sua voz dentro de mim eu não conhecia, mas chamou a minha atenção. Não consigo me organizar como você, não sei nem qual será minha primeira leitura do ano até agora! hahaha... Espero que consiga ler todos esses livros esse mês. Feliz 2016!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é Ju, também não sou muito organizada, mas estou tentando. Às vezes eu crio uma meta e, quando vejo, já mudei tudo. hahaha Feliz 2016 e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Dos livros que você pretende ler, quero ler também O Hibisco Roxo. Os outros eu ainda não tinha ouvido falar, mas vou procurar saber mais e talvez, entre nas minhas leituras também.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora de Hibisco Roxo é maravilhosa, Ivi. Já o livro Aericanah dela e gostei muito. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Depois do seu post: PRECISO LER Hibisco Roxo e Olhos de um Condenado. Adoro as duas temáticas abordadas nesses livros. Gosto de refletir sobre injustiça e falta de liberdade, gosto de pensar sobre o impacto da opressão, sobre fanatismo e tudo o mais. Inclusive, já adicionei aos desejados do skoob pra não esquecer JAMAIS. Sobre os outros livros, não me chamaram muito a atenção então não tenho o que dizer.
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os autores de ambos os livros são ótimos. Acho que a leitura deles será muito agradável. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Olá!
    Eu adoro fazer metas, pois me sinto desafiada e ai que leio mesmo rs.
    Dos livros indicados, não conhecia nenhum, mas me interessei por Olhos de um Condenado, já anotei a dica e vou aguardar sua resenha.
    Espero que 2016 seja um ano repleto de coisas mágicas e ótimas leituras.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que 2016 traga ótimas leituras e ótimas resenhas para nós, Bruna! :)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Oie!
    Eu ainda não li nenhum dos livros selecionados, e aguardo resenha de todos. Sobre as metas, eu já tentei fazer várias, mas não consigo seguir nenhum. Sempre tento uma diferente, mas nunca dá certo. Já separei alguns que quero ler, mas sempre tenho uma pilha de livros atrasados,
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bem assim também, Carla. Espero que dessa vez eu consiga seguir a meta. hahaha
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Nossa o ano vai começar bem aí, fiquei curiosa co o primeiro livro, ele tem uma revelação bem lovecraftana, o Hibisco Roxo e o Sua voz dentro de mim, também me deixaram bem curiosa.
    Eu por aqui vou tentar ler 3 livros esse mês de janeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não li nenhum dos livros que você citou, mas me interessei por Sua voz dentro de mim. Acho que vou me inspirar no seu post e já ir decidindo as minhas próxima leituras, rs.
    Abraços e feliz 2016!
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso e depois compartilhe conosco, Andy! ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Olá,
    Ainda não conheço nenhum dos livros que você escolheu. Alguns me chamara atenção e por isso estou bem curiosa com a sua resenha e vou acompanhar o seu blog a espera delas. Um feliz 2016 para você.
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ótimo 2016 para você também, Carol. Obrigada pelo comentário!

      Excluir