O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa - Editora Alfaguara

O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa
A obra que ora será resenhada não é um livro de poemas, mas é um poema em forma de livro. Tanto pelo texto impecável, quanto pelas ilustrações primorosas. Escrito por Mario Vargas Llosa, escritor peruano, Prêmio Nobel de Literatura de 2010, e ilustrado por Zuzanna Celej, O barco das crianças, da Editora Alfaguara, é uma narrativa infanto-juvenil que nos apresenta o encontro entre os dois extremos da existência humana: infância e velhice. O livro conta como o menino Fonchito ficou intrigado por avistar de sua janela, todos os dias, enquanto aguardava o ônibus escolar, um certo velhinho sentado em um banco, apreciando o mar. Então, o garoto resolveu conversar com o velho para descobrir o quê, afinal, ele tanto olhava. Soube que o idoso mirava o mar na esperança de ver o barco das crianças, uma embarcação muito especial, pois só poderia ser enxergada por pessoas, também, muito especiais.

O barco das crianças, de Mario Vargas LlosaAo perceber o interesse de Fonchito pela história do barco das crianças, o velho começa a contá-la um pouquinho a cada dia, enquanto o menino aguarda o ônibus escolar. Cada conversa entre os dois, que dura breves minutos, vai revelando um pouquinho sobre os mistérios que envolvem o tal barco invisível, como se fosse um quebra-cabeças narrativo. No decorrer da história, o menino vai fazendo as suas descobertas, inclusive sobre qual a relação que existe entre o velho e o barco. 

O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa

O velho conta que, no tempo das Cruzadas, várias crianças, na Europa, seguiam em direção ao litoral a fim de tomarem embarcações que as levariam até Jerusalém. O intuito das crianças era o de libertar a cidade de Jesus. O barco pelo qual o velho espera todos os dias seria uma dessas embarcações, mas há um motivo que fez com que não pudéssemos mais enxergá-lo, algo que ocorre durante a viagem. Fonchito fica fascinado ao ouvir as aventuras vividas pela tripulação do barco, mas o seu maior deslumbramento é (e o de nós, leitores também) a forma encantadora que o velho utiliza para narrar a história. 

O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa

A leitura de O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa foi um prazer do início ao fim. Já mencionei o texto maravilhoso e as ilustrações magníficas, além disso, o livro tem capa dura, enfim, um projeto gráfico excelente. A Editora Alfaguara caprichou na edição da obra. Recomendo a leitura para adultos e crianças, sobretudo para lerem juntos.

O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário