Os Románov, de Simon Sebag Montefiore - Editora Companhia das Letras

Os Románov, de Simon Sebag Montefiore - Editora Companhia das Letras

Os Románov ( 1613 – 1918) - Autor: Simon Sebag Montefiore - Editora: Companhia das Letras - Ano: 2016 - Número de páginas: 942 - Skoob - Cortesia da editora.


A história narrada em Os Románov, de Simon Sebag Montefiore, livro publicado pela Editora Companhia das Letras, inicia-se em 1613  com Mikhael  Románov sendo coroado czar russo, e termina em 1918 com a morte de Nicolau Románov. A família governou a Rússia por quatro séculos e deu 20 czares à Rússia, sendo os últimos seis assassinados, dois estrangulados, dois abatidos, um apunhalado e um morto por uma bomba.


Durante o governo Románov, a Rússia cresceu cinquenta e dois mil quilômetros quadrados por ano, sacrificando milhares de seres humanos. A história dos Románov foi escrita com sangue, pois pais torturavam e matavam seus filhos, filhos envenenavam seus pais, e czarinas assassinavam seus maridos.

Há um relato no livro de uma correspondência explicita entre o czar Alexandre II e sua amante Katia. Na carta ele relata  que adorava que ela tomasse a iniciativa. A atração dos dois era tamanha que os médicos  tentaram diminuir a quantidade  de vezes que os dois mantinham relações sexuais. Dentre as outras cartas, algumas foram censuradas, e em outras foram citados alguns atos que foram inventados  há cinquenta anos: “50 sombras Románov”.

Montefiore compara a forma de governos anteriores e atuais, e relata  que Putin governa como os Romanóv ao jogar os grupos de poder e ao governar em segredo. Montefiore acrescenta ainda que os ministros de Putin, assim como os conselheiros dos czares faziam, competem entre si para serem os favoritos. 

As famílias têm muito em comum com a máfia. “Temos que compreender a Rússia de então para compreender a Rússia atual. Um relato maravilhoso e envolvente, por vezes tenebroso, sangrento e comovente. A pesquisa é rica em detalhes.  Para  quem tem interesse na história da Rússia, este livro é essencial.


Os Románov, de Simon Sebag Montefiore - Editora Companhia das Letras


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário