Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record

Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record
Boa noite
Galera Record 
Ano: 2016
Número de páginas: 240

Os fãs do gênero New Adult devem procurar ler Boa noite, publicado pela Galera Record, o mais rápido possível. Este é definitivamente um livro que mexe com o leitor, especialmente com as mulheres, pois aborda temas como machismo e abuso sexual.

Para abordar esses temas, a autora Pam Gonçalves conta a história de Alina, uma jovem de dezoito anos que acaba de sair da casa de seus pais para entrar na faculdade. A garota tem esperanças de deixar para trás os adjetivos que a rotulam: ótima filha, ótima aluna, “certinha”, e descobrir quem quer ser ao entrar na fase de estudante universitária. Ela pretende ser uma engenheira da computação bem sucedida, e aguarda ansiosamente pelo início de seu curso. Porém, logo no primeiro dia de aula, Alina é obrigada a enfrentar um problema: é uma das poucas mulheres na turma, o que faz com que seja alvo de piadas e insultos machistas. Até mesmo seus professores tratam as alunas de forma diferente dos alunos.

Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record
Foto de Renata Vanzella
Mesmo desanimada com a turma, Alina procura dedicar-se aos estudos, tentando provar que é tão capaz quanto os garotos que a discriminam. Entretanto, as famosas festas universitárias começam a acontecer, e sua colega de quarto a arrasta para todas, em uma tentativa de fazer Alina se enturmar, deixando os estudos de lado. Nesses eventos, a garota conhece pessoas novas, fazendo amizade com algumas e se apaixonando por outras.

O que Alina não sabe é que muitas alunas são abusadas nas festas que ela frequenta. Logo, uma página de fofocas é criada na internet, contendo relatos de alunos que estupram garotas e as “avaliam”, classificando-as de acordo com o prazer que tiveram durante o abuso sexual. E o pior: as garotas mencionadas na página alegam que foram drogadas pelos rapazes.

Assim que Alina fica sabendo sobre o que realmente acontece nas festas, começa a se dedicar a ajudar as garotas que sofrem abuso e tem medo de denunciar, por conta do julgamento das pessoas. Em pouco tempo, a garota descobre que a universidade pode ser bem amarga, e que realizar seu sonho não será tão fácil quanto ela imaginava.

Em seu primeiro livro solo, Pam Gonçalves fala sobre machismo, abuso sexual e o medo de denunciá-lo, drogas, a força feminina e os conflitos que enfrentamos na universidade, com uma pitada de romance e uma escrita maravilhosa. Boa noite é um livro surpreendente, para ser devorado em poucas horas.

Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino