Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record

Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record

Boa noite - Autora: Pam Gonçalves - Editora Galera Record  - Ano: 2016 - Número de páginas: 240 - Skoob


Os fãs do gênero New Adult devem procurar ler Boa noite, publicado pela Editora Galera Record, o mais rápido possível. Este é definitivamente um livro que mexe com o leitor, especialmente com as mulheres, pois aborda temas como machismo e abuso sexual.


Para abordar esses temas, a autora Pam Gonçalves conta a história de Alina, uma jovem de dezoito anos que acaba de sair da casa de seus pais para entrar na faculdade. A garota tem esperanças de deixar para trás os adjetivos que a rotulam: ótima filha, ótima aluna, “certinha”, e descobrir quem quer ser ao entrar na fase de estudante universitária. Ela pretende ser uma engenheira da computação bem sucedida, e aguarda ansiosamente pelo início de seu curso. Porém, logo no primeiro dia de aula, Alina é obrigada a enfrentar um problema: é uma das poucas mulheres na turma, o que faz com que seja alvo de piadas e insultos machistas. Até mesmo seus professores tratam as alunas de forma diferente dos alunos.

Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record
Foto de Renata Vanzella
Mesmo desanimada com a turma, Alina procura dedicar-se aos estudos, tentando provar que é tão capaz quanto os garotos que a discriminam. Entretanto, as famosas festas universitárias começam a acontecer, e sua colega de quarto a arrasta para todas, em uma tentativa de fazer Alina se enturmar, deixando os estudos de lado. Nesses eventos, a garota conhece pessoas novas, fazendo amizade com algumas e se apaixonando por outras.

O que Alina não sabe é que muitas alunas são abusadas nas festas que ela frequenta. Logo, uma página de fofocas é criada na internet, contendo relatos de alunos que estupram garotas e as “avaliam”, classificando-as de acordo com o prazer que tiveram durante o abuso sexual. E o pior: as garotas mencionadas na página alegam que foram drogadas pelos rapazes.

Assim que Alina fica sabendo sobre o que realmente acontece nas festas, começa a se dedicar a ajudar as garotas que sofrem abuso e tem medo de denunciar, por conta do julgamento das pessoas. Em pouco tempo, a garota descobre que a universidade pode ser bem amarga, e que realizar seu sonho não será tão fácil quanto ela imaginava.

Em seu primeiro livro solo, Pam Gonçalves fala sobre machismo, abuso sexual e o medo de denunciá-lo, drogas, a força feminina e os conflitos que enfrentamos na universidade, com uma pitada de romance e uma escrita maravilhosa. Boa noite é um livro surpreendente, para ser devorado em poucas horas.

Boa noite, de Pam Gonçalves - Editora Galera Record

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

11 comentários:

  1. oi!
    Adoro o fato da história falar de tabus, preconceitos, amadurecimento e superação da personagem. Um otimo livro!

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Ainda não li a obra, mas já vi resenhas positivas suficiente para me deixar com uma pulga atrás da orelha e despertar minha curiosidade, a dica já estava anotando, e ler sua resenha só me fez relembrar o interesse, quem sabe esse ano não mato a curiosidade.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Já tinha visto algumas resenhas sobre livro. Algumas boas e outras nem tanto.
    A história chamou minha atenção porque faço uma faculdade que tem poucas mulheres, então entendo bem de ambiente machista e opressor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu li e amei esse livro. Gostei muito como a Pam abordou os temas!
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Oi, não sabia que esse livro tinha essa temática, parece ser uma leitura bem importante ao nos mostrar a dedicação da Alina em ajudar outras garotas que passam por essa situação de abuso.

    ResponderExcluir
  6. Renata que resenha maravilhosa, você conseguiu me convencer a ler esse livro, me deixou bem curiosa. Tinha uma ideia do quê o enredo retratava mas não sabia que era assim tão bom qnt você falou. Amei, vou correndo add a minha lista de futuras compras.
    Já conheço a autora desde que ela era só blogueira, e foi uma das referência de muitas blogueiras que conheço. Mais só agora pretendo ler o livro. Obrigada por compartilhar suas impressões. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro a Pam, acompanho o Canal dela faz algum tempo. Ainda não tive oportunidade de ler seus livros, por isso não sabia o que esperar dele, apesar de conhecer a temática que ele aborda. Já vi esse comportamento em universidades ser denunciado em filmes, alguns até baseados em história verídica, mas nunca li nenhum livro falando sobre. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Adorei sua resenha. Não conhecia o livro e nem a autora. Fiquei super interessada na história. Deve ser uma leitura muito interessante. Valeu pela dica.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Pela capa jamais imaginamos os assuntos polêmicos e difíceis que o livro aborda, não é mesmo? E isso me deixa ainda mais ansiosa em conferir. Gostei de saber que o livro foi surpreendente para você. Espero conferir em breve.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata.

    Eu tenho muita vontade ler este livro, por causa doa assuntos que estão abordados na história. Acho muito interesse enredos com assuntos polêmicos. A leitura parece ser surpreendente. Vou tentar adquiri-lo o mais rápido possível para lê-lo. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiê,
    Já li esse livro e acho que a Pam fez uma história super bacana e cheia de alertas para coisas que encontramos no dia a dia. Talvez ela pudesse ter se aprofundado um pouco mais nos temas, mas isso não faz com que a leitura não seja proveitosa.

    ResponderExcluir