História bizarra da literatura brasileira, de Marcel Verrumo - Editora Planeta

História bizarra da literatura brasileira, de Marcel Verrumo - Editora Planeta

História bizarra da literatura brasileira - Autor: Marcel Verrumo - Editora Planeta - Ano 2017 - Número de páginas: 328 - Skoob - Cortesia da editora.


Como boa apreciadora de história e de literatura, não resisti quando soube do lançamento do livro História bizarra da literatura brasileira, de Marcel Verrumo, publicado pela Editora Planeta. Fiquei encantada pela proposta da obra de trazer fatos referentes a literatura brasileira que não são estudados na sala de aula, de uma forma leve e aprazível. 


Devo dizer que o livro alcançou todas as minhas melhores expectativas e foi além. E para aqueles que estiverem pensando neste momento: "ah, mas esse tipo de leitura é muito cansativo", já asseguro de antemão que se trata de uma leitura leve e gostosa, quase como se fosse um bate-papo sobre literatura brasileira e seus principais autores, trazendo fatos curiosos sobre Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, entre vários outros. Todas as histórias e curiosidades narradas no livro estão em ordem cronológica, mas a obra pode ser lida de forma aleatória, de acordo com o interesse de cada um, sem nenhum prejuízo interpretativo. 

História bizarra da literatura brasileira, de Marcel Verrumo - Editora PlanetaDentre as curiosidades trazidas pelo autor, destaco o poeta que era adepto do poliamor, teve três companheiras e, após a sua morte, descobriu-se correspondências trocadas com uma quarta. Curioso, também, é o fim que teve a menina que inspirou o poema "Marília de Dirceu". Há casos divertidos, como o da Rua do Ouvidor, que em determinado momento chamou-se Sucussarará (vocês nem imaginam por quê😂). Fiquei comovida com a história de Raul Pompéia e chocada com o fim trágico de Euclides da Cunha (embora conhecesse a história do autor de Os Sertões, sempre fico chocada com o seu fim). Para mim, o mais curioso de tudo foi saber que houve um escravo que escreveu a sua autobiografia. Pena que ficou perdido no tempo. Trata-se de um livro que agradará tanto aos que já têm algum conhecimento sobre o assunto, mas querem saber um pouco mais, quanto aos que não sabem muito sobre o tema, mas querem aprender. Leitura recomendada!

História bizarra da literatura brasileira, de Marcel Verrumo - Editora Planeta

Para comprar: Saraiva | Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário