Poesias reunidas, de Oswald de Andrade - Editora Companhia das Letras

Poesias reunidas, de Oswald de Andrade - Editora Companhia das Letras
Poesias reunidas
Editora Companhia das Letras
Ano: 2017
Número de páginas: 328
Cortesia da editora

A leitura de poemas é algo sempre tão subjetivo que, por vezes, fica difícil de falar sobre esse gênero literário. No entanto, tentarei deixar aqui as minhas impressões sobre esse livro, principalmente por entender o valor que uma obra desse quilate tem para a literatura brasileira. Poesias reunidas, de Oswald de Andrade, é um presente da Editora Companhia das Letras aos amantes da boa poesia. 

Poesias reunidas, de Oswald de Andrade - Editora Companhia das LetrasOswald de Andrade, foi um dos mais polêmicos e mais ativos modernistas. Além de poemas, escreveu romances, peças de teatro, crônicas, ensaios e manifestos. Essa publicação reúne a obra poética do autor em um só volume. Além disso, ao final do livro encontramos a sua fortuna crítica, Com textos de Carlos Drummond de Andrade, Haroldo de Campos e Mário da Silva Brito.Uma das coisas que mais me seduz na poesia de Oswald Andrade é sua capacidade de dizer muito com tão poucas palavras. Seus poemas, quase sempre tão enxutos, rendem-nos boas reflexões. Veja, por exemplo, o poema Erro de português, transcrito abaixo:

Quando o português chegou
Debaixo d'uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio teria despido
O português

Outra coisa que me encanta é a mistura da poesia com as artes visuais, que ocorre em alguns poemas do autor. Um dos exemplos de que mais gosto é o poema As quatro gares, que consegue, em quatro tópicos de poucas palavras e alguns desenhos, resumir uma vida inteira. O poema foi publicado originalmente no livro Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. Perceba que os desenhos que compõem o poema lembram rascunhos infantis. 


Poesias reunidas, de Oswald de Andrade - Editora Companhia das LetrasPoesias reunidas, de Oswald de Andrade - Editora Companhia das Letras


Alguns dos poemas presentes na obra já eram do meu conhecimento, mas garanto que, tanto os textos conhecidos, quantos aqueles com os quais tive o primeiro contato, valem ser lidos e relidos. Leitura mais que recomendada!


Poesias reunidas, de Oswald de Andrade - Editora Companhia das Letras

Para comprar: Saraiva | Cultura