O livro de Aron, de Jim Shepard - Editora Companhia das Letras

O livro de Aron, de Jim Shepard - Editora Companhia das Letras
O livro de Aron
Autor: Jim Shepard
Editora Companhia das Letras
Ano: 2016
Número de páginas: 208
Livro recebido em parceria com a editora.

O livro de Aron, de Jim Shepard é uma publicação da Editora Companhia das Letras, e no mostra uma Europa em chamas. Com a invasão da Polônia, Adolf Hitler dá início a uma das histórias de guerra mais sangrentas da humanidade, em um conflito que definirá o destino de milhões de pessoas.

Aron é um garoto que mora no campo e se vê forçado a mudar com a família para Varsóvia, tem dois irmão mais velhos e um caçula, que tem uma doença respiratória a qual o impossibilita de sair e brincar ao ar livre. A cidade vive dias de fome, terror e uma onda de epidemia (tifo, piolho). Conforme a necessidade aumenta, Aron é obrigado a realizar pequenos trabalhos sujos no mercado negro, onde conhece Lutek, Zofia e Adina, que como ele farão de tudo para sobreviver e ajudar suas famílias. À medida que o cerco alemão se fecha, a vida de Aron se torna mais difícil. Perseguidos pela Gestapo, os garotos também sofrem extorsões dos poloneses e, cercados pela polícia começam a guerrear entre si. Aron é separado da família e vai para um orfanato, sem saber que o destino dos órfãos já está traçado pelo alto-comando nazista.

Janusz Korczak, um célebre médico, humanista e pedagogo, é administrador do orfanato, e adotará Aron como seu novo pupilo. Com as ameaças dos campos de concentração cada vez mais próximas, será que Aron conseguirá escapar e expor ao mundo as atrocidades nazistas, exatamente como Janusz  espera? Ou ele será mais uma criança a ter a vida destruída pela guerra?

O livro de Aron representa um retrato dolorido e íntimo do pior massacre que já aconteceu, visto pelos olhos de uma criança. Comovente e inspirador, além cômico também, pois o humor nasce em qualquer terreno, este é um livro inesquecível e necessário para qualquer lugar e época.

O livro de Aron, de Jim Shepard - Editora Companhia das Letras

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário